07/05/2010

Design: Latinhas Vintage

De alguns anos pra cá, alguns produtos têm feito um redesign de embalagens de modo que ficassem com uma carinha mais antiga e tradicional, ou, digamos, mais vintage. Essa modinha pegou, e grandes marcas como a Omo e a Bauducco entraram na onda. Mas por quê? Alguém já parou pra se perguntar? Ah, porque é tão legal e tão cool. Bem, acho que só isso não justifica uma tendência tão expressiva entre grandes fabricantes.

A meu ver, uma embalagem meio retrô, além de demonstrar uma certa tradição do produto (Nossa, se ele é tão antigo assim e até hoje existe, é porque é bom mesmo!), também tem uma aparência mais simpática do que as embalagens atuais, uma aparência mais despreocupada, menos feita-pra-vender, menos comercial.

Outro ponto é a colecionabilidade da embalagem. Uma embalagem vintage normalmente vem em edições especiais e/ou limitadas dos produtos, agregando um caráter de único e de especial e limitado da fato. Além disso tudo, qualquer mudança radical na embalagem também chama a atenção do consumidor mais fiel e gera um possível boca-a-boca dentre a comunidade consumidora - dependendo do grau de familiaridade que o produto carrega para aquele público, é claro.

Enfim, tudo isso foi pra introduzir essas fotos de latinhas de refrigerantes de décadas passadas achadas aleatoriamente na internet. Obviamente que tudo o que eu disse aqui não tem embasamento algum, a não ser minhas experiências pessoais e um pouquinho de achismo. Algum comentário?












Parte das imagens foram retiradas do blog Puppies and Flowers


Nenhum comentário: